top of page

Cozinhas: Carlos e Felipe

  • Foto do escritor: Mariana Mendonça Godoy
    Mariana Mendonça Godoy
  • 7 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura


As cozinhas fazem parte de uma cobertura no bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte. O projeto foi elaborado a partir da funcionalidade e necessidades do casal, além de cada uma ter objetos colecionáveis o que tornam o ambiente sensorial.


São duas cozinhas: uma pertencendo a área íntima do apartamento – sendo essa menor, para apoio aos quartos e escritório. A segunda, uma cozinha gourmet que está diretamente ligada a cobertura com salas de estar, tv e área aberta (lounge).


A cozinha a qual chamamos de “Azul”, pelo seu granito (a cozinha íntima), foi utilizado porcelanato de grandes formatos que remete ao mármore azul, a bancada em granito azul e azulejo de metrô na parede da área da bancada. O móvel de fechamento roxo, com puxadores cerâmicos trazidos de uma viagem para a Argentina e nichos para a vasta coleção de pinguins, torna um ambiente repleto de memórias e afeto.





A cozinha gourmet é a cozinha de “receber”, onde tem almoços de finais de semana, jantares e encontros com amigos, família e inclusive foi a área onde foi realizado o casamento dos moradores. É uma cozinha que, apesar de estar ao lado da sala de tv, muda completamente o estilo comparado com a cozinha de apoio (a cozinha azul), remetendo a um estilo mais rústico, bem mineiro.


No piso foi criado um tapete de ladrilho hidráulico. Na lateral temos janelões com cortinas de chita e renda sobre bancadas de apoio. Ao fundo, na área molhada foi utilizado tijolo aparente. Ao centro, há uma ilha de cozimento, onde quem for o “cozinheiro” interage diretamente com os convidados, acomodados na mesa de demolição.


A porta da área externa integra com pergolado repleto de plantas e, em uma das paredes, mais elementos sensoriais colecionáveis: pratos decorativos.






Diferente de uma cozinha “com bancadas vazias”, há bancadas com vários objetos mineiros, travessas de família, o tradicional filtro de barro. Sempre muitos elementos resgatando memórias, trazendo histórias, enquanto o tempo faceiro passa nessa atmosfera sensorial.




 
 
 

Comments


bottom of page